GOLPE AO POSTAL SAÚDE CONTINUA!


NÃO HÁ CLIMA PARA NEGOCIAÇÃO COM ECT!

GOLPE AO POSTAL SAÚDE CONTINUA!
Companheiros, eu como Coordenador Geral do SINTECT/CAS quero dar meu depoimento que não há clima nenhum para negociação hoje dentro da ECT. Nas reuniões dos dias 12/11 e 27/11/2013, a direção da ECT deixou claro, através do Sr. Nelson Luiz Oliveira de Freitas, vice-presidente de Gestão de Pessoas (VIGEP) que eles irão implantar o Postal Saúde a revelia da clausula 11 do Acórdão do TST e dos trabalhadores que fizeram 22 dias de greve contra este plano maléfico aos ecetistas e seus dependentes. 

Se a empresa diz que não irá abrir mão do ataque que esta fazendo em uns dos principais benefícios da categoria, qual o sentido dos representantes dos trabalhadores estarem sentados com a direção da empresa? Fingindo que estão negociando.

A primeira exigência que o movimento sindical deveria fazer para a direção da empresa, antes de iniciar qualquer tipo de negociação, é a exigência de que parem imediatamente com o ataque ao plano de saúde dos trabalhadores. Mas infelizmente não foi o que eu vi na mesa, testemunhei por duas vezes o Sr. Nelson (VIGEP) bradando em alto bom som na reunião para todos os sindicalistas presentes, que o Postal Saúde irá ser implantado querendo os trabalhadores ou não, e mesmo assim alguns dirigentes sindicais insistem em ficar nesta mesa brincando de negociação.

Não é que eu seja contra a negociação, pelo contrário, defendo que o dialogo seja privilegiado sempre. O problema é que a direção da ECT não quer negociar de verdade, sendo assim permanecer na mesa de negociação é perda de tempo, mais do que isto, é dar uma falsa sensação aos trabalhadores que a empresa realmente esta preocupada com os problemas dos seus funcionários, quando na verdade ela esta aprofundando seus ataques a toda categoria. Se a empresa não respeita a decisão da Justiça, irá respeitar o que acorda com os sindicatos.

NÃO CUMPRIR ACORDO ESTA NO DNA DA DIREÇÃO DA ECT


Alias, o histórico da empresa é de não cumprir acordos. Quem não se lembra dos 30% de adicional de risco para carteiro, onde firmamos um acordo em 2008, dentro do Planalto com o presidente Lula na época, e redigimos o documento dentro do Ministério da Comunicação na presença do Hélio Costa ministro da pasta na época, do Carlos Custodio presidente da ECT na época e do senador Paulo Paim, e no final os dirigentes da empresa descumpriram o acordo, o que levou os trabalhadores a fazerem 22 dias de greve para fazerem valer o que foi assinado.

Os sindicatos de Campinas e Vale do Paraíba tem duas atas assinadas pela direção da empresa, uma no dia 22/02/2013 e outra no dia 09/08/2013, dizendo que iriam cumprir a decisão da justiça e incorporar os step´s do PCCS 95 a todos os trabalhadores que fazem jus desta referencia, é como já e de praxe, não cumpriu o que foi acordado.

Lembrando que a reunião do dia 09/08/2013 foi realizada dentro da Justiça do Trabalho de São José dos Campos, ou seja, desrespeitam também a justiça a exemplo do que estão fazendo agora com o TST, no que diz respeito ao Postal Saúde.

Se a empresa não negocia na Campanha Salarial quando os trabalhadores estão mobilizados, irá negociar sem nenhuma mobilização?

Ficou boazinha de uma hora pra outra? Ao ponto da direção da ECT pagar passagem aérea, táxi e hotel para os dirigentes sindicais de todo país!

Quem não se lembra de que na Campanha Salarial ela levou mais de 5 dias para iniciar as negociações, com o argumento que era inviável negociar com 41 negociadores da FENTECT ( 6 negociadores da federação e 1 representante por sindicato), e hoje colocam numa sala de negociação um numero bem superior a 41 pessoas, e volto a frisar, com ela custeando tudo (passagem aérea, táxi e hotel).

Claro que há interesses por trás desta repentina vontade da ECT em negociar e com certeza estes interesses não vêm de encontro com os anseios da categoria, aja vista que o ataque ao nosso plano de saúde continua em curso. Não podemos esquecer que tudo que nós temos de benefícios hoje dentro da empresa é fruto da luta dos trabalhadores, nada veio de graça ou por vontade própria da direção da ECT.

Nesta mesa de negociação a direção da ECT já deixou claro que quer discutir situações que resolvam os seus problemas, como: PCCS 2008, GCR, SGDO, METAS dentre outras ferramentas de repressão à categoria, e em contrapartida ela se propõem a dar algumas migalhas para os trabalhadores.

Para mim ficou muito claro que nesta reunião eles querem legalizar dentro do PCCS 2008 as suas ferramentas de assedio ao trabalhador, além de tentar legalizar a atitude criminosa de desrespeito ao Acórdão do TST, no que diz respeito ao Postal Saúde. Não é a toa que na próxima reunião eles vão debater o assunto Postal Saúde, vejam bem, eu digo debater o que não tem mais o que ser debatido. A categoria já repudiou este ataque na greve e o TST já bateu o martelo que a ECT deverá ser a única gestora do plano, portanto, cabe aos dirigentes da empresa cumprirem a clausula 11 do Acórdão.

OS SINDICATOS TÊM QUE ROMPER COM ESTA MANOBRA DA ECT E ORGANIZAR A CATEGORIA CONTRA OS ABUTRES QUE CONTINUAM SUCUTEANDO A NOSSA EMPRESA

Desde da primeira reunião com a ECT, me posicionei contrario ao modelo de negociação da ECT que tentou deixar a FENTECT fora da negociação desrespeitando a clausula 46 do Acórdão que diz o seguinte:

“A ECT e a FENTECT manterão um processo permanente de negociação, com a criação de mesas temáticas, para tratar de temas de relevante interesse dos trabalhadores e a Empresa...”.

Até agora o que fica claro é que a empresa só quer discutir aquilo que seja de interesse dela, e para dizer que esta negociando abre mão de algumas arbitrariedades por ela cometidas, e que já são direito dos trabalhadores, como exemplo:

que os trabalhadores grevistas só terão os seus dias descontados após os 180 dias dados pelo TST” ou que “não são 22 dias dias a serem compensados e sim 16 dias”.

Tudo isto é obvio, quando diziam que iam descontar no mês subsequente estavam errados ou que era 22 dias a serem compensados também estavam errados, portanto se agora vão cumprir a lei não tem porque o movimento sindical dizer que estão avançando na negociação. Na verdade isto é brincar de negociar!

SINTECT/CAS SE RETIRA DA MESA DE NEGOCIAÇÃO


Diante de tudo que expus acima, eu como Coordenador Geral do SINTECT/CAS me retirei da mesa de negociação, deixando claro que não iria compactuar com esta manobra da ECT, onde é notório que os dirigentes da empresa continuam firmes nos seus propósitos de atacar os trabalhadores, e para isto contam com a colaboração do movimento sindical.

Registro aqui que não irei me furtar de nenhuma negociação séria para resolver os problemas dos trabalhadores, mas não irei assistir passivamente e compactuar com os ataques da direção da empresa a categoria que eu represento. O SINTECT/CAS e sua DIRETORIA não serão usados para impor derrotas aos trabalhadores, pelo contrário, manteremos este sindicato como sempre fizemos, como instrumento de luta e organização dos trabalhadores, independentes da empresa, do governo e com autonomia frente aos partidos políticos.

Chamo os demais sindicatos a romperem com esta manobra da empresa, mais do isto, conclamo que façamos o nosso papel que é o de alertar toda a categoria dos ataques que estão por virem. Entendo que ficar nesta mesa é um desserviço a categoria, dando a falsa impressão de negociação para resolver os problemas dos trabalhadores, uma vez, que não existe negociação! Temos que deixar claro a todos os trabalhadores que a só a luta muda a vida, e que direito não se negocia, se amplia!

Termino dizendo que nesta reunião os sindicatos do Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Piauí também se retiraram da mesa de negociação por ter o mesmo entendimento expressado acima, outros sindicatos ficaram até o fim da reunião mas não assinaram a ata. Não ter assinado a ata já é um bom sinal de que não concordam com a reunião, mas isto ainda é pouco. É necessário romper de vez com esta farsa, para que os trabalhadores tenham claro quem são os verdadeiros inimigos e traidores da categoria ecetista.

Saudações Sindicais.
Luis Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS

P.S: A empresa diz que vai implantar seu projeto piloto do Postal Saúde no Mato Grosso do Sul agora em dezembro, isto não é a toa, fará lá porque a direção daquele sindicato é petista, colocando o interesse do seu partido político e do governo acima dos interesses dos trabalhadores. Neste momento deveriam estar organizando os trabalhadores para não aceitarem este ataque, ai contrário disto, preferem ficar nesta mesa de negociação, brincando de negociar!

Companheir@s do Mato Grosso do Sul, abram o olho com a direção do seu sindicato!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Querem saber a verdade sobre o adicional de 30% para carteiro?

    ResponderExcluir